Wilson Pires de Andrade[1]
Wilson Pires |
Não
há como negar que a construção da primeira ponte de cimento armado sobre o rio
Cuiabá, inaugurada em 20 de janeiro de 1942 (há 73 anos), pelo então
governador- interventor Júlio Strubing Muller veio trazer mudança radical no
sistema de comunicação e desenvolvimento da capital Mato-grossense e a região
norte, que estava emperrada em todos os sentidos.
Várzea
Grande foi a mais beneficiada, crescendo rapidamente depois da inauguração,
ganhando iluminação elétrica três anos depois.
No
governo de Ponce de Arruda, uma nova ponte foi construída na altura da antiga
cervejaria, mas um erro de engenharia causou o desmoronamento do lastro central
da mesma. Só em 1964, já no governo do Dr. Fernando Corrêa da Costa, após mais
de ano de serviços de recuperação, foi inaugurada, com a presença do presidente
da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, que visitava Mato Grosso.
Em
1985, no governo do Várzea-grandense, o engenheiro Júlio José de Campos, mais
duas pontes foram construídas sobre o rio Cuiabá: a duplicação da Júlio Muller
(primeira ponte) e a de Poço Grande, próximo de Bonsucesso. Para melhorar o
trânsito pelas vias de Cuiabá e de Várzea Grande, foi construída a rodovia dos
Emigrantes, que veio descongestionar o tráfego de veículos pesados que vinham
do Nortão Mato-grossense e de Rondônia.
Antes
era uma estrada, em área intransitável, diminuindo o tempo dos caminhoneiros em
uma hora e meia de viagem. A ponte de Poço Grande veio atender toda população
dos distritos de Bonsucesso e Capão Grande, que além do gozo de melhor acesso,
tem suas terras muitíssimas valorizadas.
PONTE
SÉRGIO MOTTA
É
a quarta ponte e foi construída no governo Dante de Oliveira. Para sua
inauguração em 27 de março de 2002 contou com a presença do presidente da República
Fernando Henrique Cardoso, governadores, ministros, prefeitos e muitas
autoridades federais. Ponte Sérgio Motta, é uma homenagem ao ex-ministro das
Comunicações falecido em 1998.
Tem
o design ponte Estaiada (é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de
um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da
ponte) e teve o início no ano de 2000. O comprimento total é de 327 metros,
largura de 20,7 metros e uma altura de52 metros. São 4 vias, divididas em 2
sentidos e cruza o rio Cuiabá.
PONTE
DO VLT
Uma
quinta ponte está sendo construída sobre o rio Cuiabá, junto a Ponte Júlio
Muller. A referida ponte no lado direito da atual, sentido Cuiabá-Várzea, que
grande parte da estrutura foi pré-moldada, gerando ganho de tempo na
construção. A estrutura tem cerca de 350 metros e será usada para o tráfego de
veículos. A ponte central servirá para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos
(VLT) e terá sua estrutura ajustada para implantação da via permanente. A ponte
utilizada para o trânsito no sentido Cuiabá-Várzea Grande continuará com o
mesmo sentido e também receberá reforço.
A
ponte está em fase de acabamento, a espera dos trilhos para dar continuidade ao
progresso da Cidade Industrial de Várzea Grande.
As
pontes construídas nos governo de João Ponce de Arruda, Júlio José de Campos,
Dante Martins de Oliveira e Silval Barbosa, têm resolvido os problemas de
trânsito entre as duas cidades mais populosas de Mato Grosso.
[1] É
Jornalista em Mato Grosso - Fonte:
http://www.folhamax.com.br/opiniao/ponte-de-cimento-o-inicio-do-progresso-de-vg/33208
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