segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quem Sou Eu como Professor?

João Batista Ferreira [1] 



          Apesar de trabalhar com duas disciplinas, Biologia e Química, me sinto feliz com o meu desempenho. Pois ser professor é algo que precisa ter vocação, gostar do que faz ter interação com as disciplinas, com a qual trabalha em sala de aula e ser um bom mediador, ou seja, ter a facilidade de repassar para os alunos os conteúdos, sanando as duvidas que vão aparecendo. Sinto-me feliz nesta profissão, acredito que tenho carisma e interação com os alunos. Sou professor da Escola Estadual Mercedes Paula de Sôda, sou licenciado em Biologia, onde também trabalho com a Química. O meu respaldo vem dos alunos, os quais me exaltam como um ótimo professor, melhorando a minha auto-estima em cima do trabalho que procuro realizar. Preocupo-me com o aprendizado dentro da sala de aula, onde o importante para mim não é o excesso ou quantidade de conteúdo, mas sim a qualidade que esse conteúdo é absorvido, tendo uma resposta positiva do aluno, quando lanço uma atividade e ele consegue desenvolve-la. Trabalho com produções de seminários, fazendo com que o aluno produza um trabalho, com suas próprias normas, criatividade, colocando o seu entendimento em cima das pesquisas realizadas por ele,focando o seu conhecimento adquirido sobre o tema da melhor maneira, no momento de sua apresentação em sala de aula. Sou um profissional que preocupa com o nível dos alunos no exame do ENEM, mas sozinho não posso mudar isto, utilizo um bimestre, reforçando os conteúdos do exame do Enem, para trabalhar com os alunos nas minhas disciplinas, tentando prepara-lós, para serem mais competitivos. Como professor, sonho com um ensino de qualidade dentro das escolas publicas, onde gostaria de acreditar que as pessoas que tem títulos de professores, são realmente preparadas para assumir uma sala de aula, não apenas como um bico, mas como uma profissão, a qual deveria ser valorizada. Como educador, procuro cobrar no momento certo, sou um camarada que me interajo muito fácil, sou extrovertido, pois a aula, não pode ser monótona, consigo separar o momento de brincar, com o momento de aprender.Levo os alunos para aulas de campo em universidades, abrindo seus horizontes em relação ao que fazer quando terminar o 2º grau. Temos de quebrar o gelo, sou solidário, ate hoje alunos que estão na faculdade me procuram, porque se sentem a vontade na hora de esclarecer uma duvida sobre um determinado trabalho ou mesmo fazer um estagio dentro da sala de aula, com isso cresço, e acredito que o meu trabalho não foi em vão. Agradeço a Deus por a cada dia me dar sabedoria e conhecimento para tentar entender estas varia “cabecinhas”. Nas minhas aulas, faço uma atividade relacionada ao perfil do aluno, dirigido a família, a escola, e o seu objetivo na vida, Também pedem que façam uma avaliação sobre o meu trabalho, a minha pessoa, e minha atuação como educador, procuro ser bem amigo da galera. Sou uma pessoa que me sinto bem no que faço, mas ainda preciso ser efetivado, para poder dedicar mais e de preferência ser mais bem remunerado. ”Mestre não aquele que ensina, mas sim aquele que aprende ensinando”.  Assim é que eu me sinto, um verdadeiro aprendiz... 

________________________________
[1] Graduado em Ciências Biológicas Pela Universidade de Várzea Grande - Univag. Docente do Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso – Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Você Poderá Gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...