Marcelo César B. Silveira¹
Resumo
Com o intuito de retirar da obscuridade alguns conceitos sobre democracia e gestão, ou até mesmo lembrar alguns colegas sobre esses conceitos que escrevo essas poucas palavras. Folheando um dicionário da língua portuguesa, deparei-me com duas, apenas duas pequenas palavras destacadas em todo o dicionário, Democracia e Gestão. Um dia, bem cedo, na escola vi uns cartazes e em uns dois deles que li estava a escrito assim "... Os profissionais da educação avançaram muito no pensar, na produção e na estruturação do sistema educacional, estabelecendo com parâmetros a necessidade de uma democratização..." o processo de democratização do sistema educacional é iniciado no estado de MT, em meados da década de 80, e está associado à gestão escolar e ao que se compreende por gestão democrática..." A gestão democrática tem um caráter pedagógico, ela transforma a escola num laboratório de cidadania...". Apenas mais tarde em minha vida, eu entendera o significado dessas palavras e de tudo aquilo que muito se falava, porem pouco se compreendia.
Com o intuito de retirar da obscuridade alguns conceitos sobre democracia e gestão, ou até mesmo lembrar alguns colegas sobre esses conceitos que escrevo essas poucas palavras. Folheando um dicionário da língua portuguesa, deparei-me com duas, apenas duas pequenas palavras destacadas em todo o dicionário, Democracia e Gestão. Um dia, bem cedo, na escola vi uns cartazes e em uns dois deles que li estava a escrito assim "... Os profissionais da educação avançaram muito no pensar, na produção e na estruturação do sistema educacional, estabelecendo com parâmetros a necessidade de uma democratização..." o processo de democratização do sistema educacional é iniciado no estado de MT, em meados da década de 80, e está associado à gestão escolar e ao que se compreende por gestão democrática..." A gestão democrática tem um caráter pedagógico, ela transforma a escola num laboratório de cidadania...". Apenas mais tarde em minha vida, eu entendera o significado dessas palavras e de tudo aquilo que muito se falava, porem pouco se compreendia.
Palavras chave: gestão, democracia, escola pública e educação.
Resumen
Democracia y Gerencia
Con la intención de quitar del grado de oscuridad algunos conceptos en democracia y la gerencia, o aún de recordar sin embargo a algunos colegas en estos conceptos que escribo a éstos pocas palabras. Dando vuelta pagina un diccionario de la lengua portuguéa, yo pareció mismo con dos, sólo a dos palabras pequeñas separadas en todo el diccionario, a democracia y a gerencia. Un día, buen temprano, en carteles de la escuela VI y unos dos de ellos que leí eran la escritura así "… Los profesionales de la educación habían avanzado muy en el pensamiento, la producción y el estruturação del sistema educativo, estableciendo con parámetros la necesidad de una democratización…" el proceso de la democratización del sistema educativo se inicia en el estado de TM, centro de la década de 80, y se asocia a referente a la gerencia de la escuela y qué se entiende para la gerencia democrática…" La gerencia democrática tiene un carácter pedagógico, él transforma la escuela en un laboratorio de la ciudadanía …". Pero más adelante en mi vida, entiendo el significado de estas palabras y de todo cuál mucho era dicho, poner pequeño lo entendían.
Palabras llave: gerencia, democracia, escuela pública y educación.
Com o intuito de retirar da obscuridade alguns conceitos sobre democracia e gestão, ou até mesmo lembrar alguns colegas sobre esses conceitos que escrevo essas poucas palavras.
Um dia em minha adolescência, folheando um dicionário da língua portuguesa, deparei-me com duas, apenas duas pequenas palavras destacadas em todo o dicionário. Sabe daquele jeito, assim por acaso, quando apenas sem o menor interesse passo a primeira palavra amarelada, que por sinal a única daquela página 261 toda branca.
Devia estar marcada a algum tempo, com uma aquelas canetas marca texto. Apenas mais tarde em minha vida, eu entendera o significado dessa palavra. E a palavra era DEMOCRACIA, e estava escrito assim, seu significado: "Governo do povo; Constituição do poder governamental através do voto popular." No mesmo intuito desinteressado e preguiçoso, continuei a folhear o dicionário, após passar varias paginas, achando que poderia encontrar de repente alguma figura, lá estava na pagina 405, do mesmo jeito que na primeira palavra. Meus olhos logo correram para ela, pois aquele amarelado era muito bonito. Penso que alguém provavelmente teria feito aquilo naqueles dias, pois a cor estava bem viva, ainda. GESTÃO era a palavra em destaque, e segundo aquele dicionário significa "Ação ou efeito de gerir, gerenciar, administrar".
Apenas li e pensei então que por ser ano de eleição na minha escola, alguém estaria a fim de entender melhor o sentido daquelas palavras de que tanto se ouvia falar.
Às vezes eu pensava que nem as pessoas que tanto pronunciavam aquelas palavras sabiam na verdade o seu significado na prática. Um dia, bem cedo, na escola vi uns cartazes e em uns dois deles que li estava a escrito assim "... Os profissionais da educação avançaram muito no pensar, na produção e na estruturação do sistema educacional, estabelecendo com parâmetros a necessidade de uma democratização..." "Tal disposição é anseio popular que começa a se materializar no final da década de 70... A abertura política faz eclodir na população a necessidade de recuperar o tempo perdido... Todos e todas sentem necessidade de participar, votar, mudar, transformar e refazer as estruturas democráticas, massacradas por duas décadas de autoritarismo e desrespeito ao pensar coletivo... o processo de democratização do sistema educacional é iniciado no estado de MT, em meados da década de 80, e está associado à gestão escolar e ao que se compreende por gestão democrática..."
Às vezes eu pensava que nem as pessoas que tanto pronunciavam aquelas palavras sabiam na verdade o seu significado na prática. Um dia, bem cedo, na escola vi uns cartazes e em uns dois deles que li estava a escrito assim "... Os profissionais da educação avançaram muito no pensar, na produção e na estruturação do sistema educacional, estabelecendo com parâmetros a necessidade de uma democratização..." "Tal disposição é anseio popular que começa a se materializar no final da década de 70... A abertura política faz eclodir na população a necessidade de recuperar o tempo perdido... Todos e todas sentem necessidade de participar, votar, mudar, transformar e refazer as estruturas democráticas, massacradas por duas décadas de autoritarismo e desrespeito ao pensar coletivo... o processo de democratização do sistema educacional é iniciado no estado de MT, em meados da década de 80, e está associado à gestão escolar e ao que se compreende por gestão democrática..."
Em outro cartaz li, "... a gestão democrática é indispensável para forjar uma cultura de participação, sem a qual não exterminaremos o clientelismo, a assistencialismo e a corrupção destinadas apenas a perpetuar o sistema de dominação e o subdesenvolvimento..." "... A gestão democrática tem um caráter pedagógico, ela transforma a escola num laboratório de cidadania..."
Em fim ao recordar esses feitos, quero lembrar a muitos colegas que a "democracia" não deve ser apenas uma palavra de um dicionário, e que a "gestão democracia" existe, e vem de encontro ao anseio de um povo.
Que nós educadores não venhamos criar um paradoxo na educação brasileira, mostrando que entendemos o verdadeiro significado de uma eleição, e no que ela se traduz após o voto.
Não podemos mais reviver a prática do "escambo", assim como os portugueses fizeram com os índios no passado, trocando quinquilharias pelo nosso precioso bem, o "pau-brasil".
Trocar a liberdade que a "gestão democrática" proporciona, pelo arreio opressor do autoritarismo não é algo interessante para quem experimentou a liberdade que é a "Gestão Democrática".
Referencias bibliográficas
Torres 1998, O Compromisso com a Gestão Democrática.
Segunda Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de 02 a 09 de abril de 2001, Confederações Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNT.
¹ - Bueno da Silveira, Marcelo César – Professor do Sistema Publico de Ensino de Mato Grosso - Graduado em História, com Licenciatura Plena - UNIVAG, Especialista em Gestão Educacional - ICE - Instituto Cuiabano de Educação.
¹ - Bueno da Silveira, Marcelo César – Professor do Sistema Publico de Ensino de Mato Grosso - Graduado em História, com Licenciatura Plena - UNIVAG, Especialista em Gestão Educacional - ICE - Instituto Cuiabano de Educação.
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