domingo, 25 de setembro de 2011

O Cotidiano Escolar: Planejamento Educacional e Gestão

José Wilson Tavares[1]

Resumo


O Planejamento Educacional tem como base idealizar e estudar as ações a se realizar, o qual é constituído e vivenciado em todos os momentos pelos segmentos no processo educativo da instituição de ensino, integrando nessa perspectiva. Sua construção é um instrumento de poder e luta, na prática que vem culminando com uma proposta de política pedagógica que contemple o cidadão inserindo-o no seu contexto com novas iniciativas e prática no interior e exterior da comunidade escolar. O planejamento e gestão devem assegurar sua flexibilidade permitindo durante sua execução, que ocorra eventos não previstos, que o leve a alterações necessárias na contenção de metas até então julgada positiva, que na execução apresentou serem negativas para a gestão inovadora no interior da unidade educacional.

Abstract

Educational Planning and Management

The educational planning has as base to idealize and to study the actions to be carried throngh; wihich constituted and lived deeply to ali the moments by the segments in the educative process of the education institution, integrating, in this perspective. The constrution is an education of power and fights, in the practical one that it comes culminating with a proposal of pedagogical politics that contemplates the citizen, inserting it in its context with new initiatives and practical in the interior and exterior of the pertaining to school community. The planning and manegemant must assure its flexibility allowing, during its exexution, that it occurs not foreseen events, that take it a necessary alterations in the containment of jedged goals unitl then positive, that in the execution they had been presented negative for the innovative management in the interior of the educational unit.

Palavra-chave: planejamento educacional, planejamento e gestão, Gestão escolar, educação e gestão.

A rotina escolar exige dos gestores e equipe um cuidado continuo e bem como formação permanente dos componentes da equipe gestora no interior da unidade escalar.  O Planejamento Educacional tem como base idealizar e estudar as ações com intenção de realizá-las e é constituída e vivenciada em todos os momentos por todos os envolvidos com o processo educativo da instituição de ensino, integrando.
E, ao se constituir um processo de planejamento educacional, a gestão não pode perder a orientação democrática de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho que supere os conflitos visando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias.
O planejamento educacional, realizado com orientações estratégicas voltadas pela gestão democrática, possibilita a formação de cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos e criativos.
As escolas têm por obrigação evitar todas as maneiras possíveis à repetência e a evasão. A formula de contenção e superação dos desvios no interior da escolar, deve estar centrada na Política de Promoção Escolar e deve ser a principal função gestão política e educacional do processo ensino aprendizagem. Assim, a formação contínua dos profissionais da entidade, compromisso com a construção de projetos, não deve limitar-se aos conteúdos curriculares, mas estender-se a todo os segmentos e momentos do processo ensino aprendizagem e promoção escolar e entorno da instituição. 
Nessa perspectiva, o planejamento e gestão é um instrumento de poder e luta, onde todos os segmentos envolvidos, buscando vivenciar uma proposta na prática que culmina com uma proposta de política pedagógica que contemple o cidadão inserindo-o no seu contexto com novas iniciativas e prática no interior e exterior da comunidade escolar.
O exercício e execução de qualquer proposta devem ser vivenciados para que possibilite as alterações que se fizerem necessárias ocorra automaticamente, como resposta aos anseios da Comunidade Escolar, uma vez que nada pode estar definido ou proposto, pronto e acabado, mas sim será sempre portador de mecanismos, que facilite sofrer quantas alterações a comunidade desejar e julgar necessária.
O processo de gestão educacional com orientação democrática será frutífera, quando contemplar uma política, filosofia, valores, missão e visão de futuro e objetivos estratégicos que propicia ao educando a formação necessária para seu desenvolvimento com espírito crítico e transformador, assegurando seus direitos e o cumprimento de suas obrigações como cidadão consciente. Os valores precisam centrar no alunado oferecendo qualidade nos serviços educacionais, mirando a missão - preparar cidadãos que sejam comprometidos com as transformações sociais, críticos e capazes conquistar e seguir novos valores ÉTICOS. 
A gestão escolar que contempla um planejamento democrático das ações, tem uma visão de futuro que buscar ser uma unidade escolar que prime pela excelência de seus serviços, na cooperação entre os segmentos da comunidade e poder público. Assim, suas estratégias educacionais serão aprimorar a qualidade de ensino aprendizagem e fortalecendo as práticas da gestão democrática.
A promoção da qualidade educacional começa na gestão e planejamento interno do sistema, mecanismos estes de execução são demandas. Para viabilizar uma educação, de qualidade o planejamento político e gestão devem contemplar:
  • Espaço físico adequado para o pleno desenvolvimento das diversidades de aprendizagem, tais como, físico-motora, intelectual etc.
  • O sonho de uma escola que disponibiliza recursos e condições para o desenvolvimento físico do aluno, nas práticas desportivas revelando seus potenciais.
  • Recursos diversos em multi-meios a fim de diversificar o cotidiano da prática pedagógica, visando manter o aluno mais tempo no interior da escola com atividade que o satisfaça.
  • Recursos humanos suficientes e capacitados qualitativamente a fim de desenvolverem plenamente suas funções diárias.
  • Gestão democrática ampla e irrestrita entre todos os segmentos que envolvem a promoção da Educação Básica.
Os princípios de liberdade para promoção de uma educação qualitativa e quantitativa começam pelo respeito ao regime legal e a instituição de uma gestão preconizada na base legal que norteia o sistema educacional da nação e nas orientações dos órgãos centrais, que devem ser de promoção tais orientações e na condução de uma educação libertadora e bem como formadora de cidadãos que exerça a cidadania plena.
O planejamento de gestão ao contemplar a organização das atividades e eventos educacionais na comunidade escolar, conta com a participação de todos os segmentos da comunidade: pais, alunos, professores, funcionários, familiares destes e segmentos comunitários organizados do entorno, bem como, com pessoas que tem sentido a necessidade de estar cooperando com estes movimentos, mesmo não tendo ligação direta com a unidade de ensino, como filhos que estudam ou funcionários; ou sejam deve envolve o cidadão de forma que cada um contribua para enriquecer o trabalho coletivo.
Os eventos e suas propostas contidas em seus planos de ação precisam situar no mundo da comunidade contemplando as diversidades sócio-culturais e as diferentes formas de leitura de mundo que envolve a comunidade, expondo a realidade na qual a comunidade se inseriu utilizando os mais diversos meios e mecanismos para valorizar o cotidiano e realidade comunitária, que tenha como face principal o desenvolvimento sócio-cognitivo-relacional do aluno e comunidade interna e externa.
Na execução do planejamento, o gestor como liderança, deve executar ações  em que a aptidão do aluno conta com  alto nível de desinteresse, porque quanto mais  este momento for mais próximo do  padrão de vida em que a maioria vive, superando até a ausência dos pais e outras  dificuldades familiares, como: a  falta de  trabalho e oportunidade de um padrão de vida melhor, isto é viver  a realidade e nível social em que  estão inseridos.
Neste momento crucial, saber fazer uma leitura consistente da realidade, como  linha mestra e norteadora, para análise da situação social das famílias, identificando o que mais afetam o comportamento do alunado, tornando-os desmotivados diante da falta de oportunidades, mesmo as mais simples.
Contemplar avanços nos serviços educacionais, oferecidos na unidade escolar, este deve ser o êxito desejado na proposta de planejamento e gestão escolar. Nesta perspectiva, o conteúdo  disciplinar contido na grade curricular, deve ser  vinculado à realidade da comunidade escolar, congregando valores que dizem  respeito aos anseios do aluno. Volta-se para o aluno e seus anseios, é  trabalhar com as aptidões de cada dentro de uma diversidade visível em sala de aula.
Podemos, até pensar que isto é querer demais, porém se nunca a gestão escolar olhar para este aspecto, não adianta dizer que está tendo avanços, na oferta de serviços educacionais, pois o aluno não quer o que queremos dele, e se assim for, não podemos também de gestão democrática. Que gestão esta que não respeita o seu principal segmento, o aluno.
A escola pública e o modelo determinado pela legislação para o sistema preconizam o mínimo de qualidade em estrutura e aproveitamento escolar de todos os segmentos, mas peca, quando somos nos e não a comunidade que diz o que ela quer, desrespeitando os anseios e desejos da comunidade interna e externa.
Assim, podemos afirmar que um planejamento e gestão que se orientar por estes parâmetros, estar se orientando pelos caminhos da inovação, estarem atualizando com novos métodos de promoção escolar, e na operacionalização da gestão administrativa, guiando a unidade de ensino, com sólidos mecanismos na produção de conhecimento, e, bem como detectando e corrigindo possíveis falhas surgida no processo em execução.
As idéias de inovação, quando executadas, precisa em primeiro lugar conquistar os segmentos, pois o novo sempre tende a ser dúvida para a comunidade num primeiro momento, mas a conquista precisa ser nascida no diálogo realizada em cima da proposta, para despertar a curiosidade e o prazer em mudar e mudar para melhor o interior da unidade de ensino e seu processo de promoção educacional.
A arte de ordenar o funcionamento e operacionalização do planejamento e gestão tem seu ordenamento voltado para as metas e objetivos propostos em sua síntese operacional. Um bom planejamento não pode jamais está fixo, pois sua flexibilidade permite durante sua execução podem ocorrer eventos não previstos, que puxa para alterações necessárias na contenção de metas até então julgada positiva, que na execução apresentou serem negativas para a gestão inovadora no interior da unidade educacional.
O gestor tem que está voltado para a atualização diária do planejamento como espinha dorsal das ações contidas no planejamento e gestão, para que os resultados desejados sejam alcançados com sucesso e consolidando resultados plenos.


[1] Bacharel  e Licenciado em História, pelo Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Professor do Sistema de Ensino Público de Mato Grosso. Fora Coordenador Pedagógico Diretor Escolar. Publicou o Livro: Várzea Grande História e Tradição – Pagina na WEB: www.bonsucessomt.com.br  

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