sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Várzea Grande: Você tem sede de que?


Domingos Sávio Bruno[1]

Na vida passamos por várias etapas até chegarmos num nível em que acreditamos já estarmos em condições de opinar sobre determinadas coisas, que notamos que podemos acrescentar alguma ajuda se proferirmos no tempo certo. Aquele que vê falhas e não aponta os caminhos sensatos aos seus concidadãos e amigos, incorre em erro. Por isso sempre que podemos devemos deixar uma opinião bem definida sob o nosso ponto de vista.
Os dias passam e tudo parece estar evoluindo mesmo. Mas ainda percebemos que pouco tem servido para sentirmos uma transformação da nossa Várzea Grande, numa cidade que nos orgulhe conforme desejo de todos. E os efeitos positivos dessa evolução para que seja sentido nas nossas vidas realmente, em forma de benefícios coletivos, ainda leva esta gestão e mais outra, pela necessidade que percebemos. Todavia, a lida deverá ser travada desde os primeiros dias dessa nova gestão para que venha surtir algum reflexo positivas em nossas vidas, já tão judiadas.
Pois bem, certo dia, ouvindo uma pessoa da melhor idade, daquelas bem vivida mesmo, e com muita vontade de dividir seus pensamentos, que me afirmou categoricamente: “Já velho, ainda não perdi as esperanças de poder participar e ver minha gente subir mais alguns degraus dessa maravilhosa escada chamada cultura.” E que nunca pode ficar distanciada da educação. Pois, afirmando que toda oportunidade deve ser sempre bem aproveitada. Pois a perda de tempo pode acabar acarretando em prejuízos significativos e irreparáveis na vida de todos, por desperdiçar essa riqueza. Pois é com educação e cultura que se produz progresso e evolução para todos.
No entanto, para que esta maravilha fique ao alcance de todos, devemos sempre contar com a boa atuação do “poder público”, que tem o dever de deixar cada vez mais claro que esse fator é de extrema importância na sua gestão, criando possibilidades e abrindo as portas que devem ser abertas de pronto. Disponibilizando os benefícios aos que estão nessa constante busca pela cultura e pelo saber!
Como identificar tais portas? Ora, as prefeituras devem sinalizar e favorecer as aberturas dessas portas, incentivando leituras de livros, de revistas, de jornais, de sites. E, promovendo trabalhos de pinturas, músicas, rádio, televisão, cinema, teatro, práticas esportivas e muito mais... Fazendo isso, ao longo do caminho, novos rumos serão tomados e novas exigências surgirão em meio à evolução. Há que se principiar novos trabalhos e dar manutenção do que já está em andamento. Parar jamais! Pois novos degraus vão surgindo ao longo da caminhada.
Como podemos ter acesso para abrir essas portas? Ora, as prefeituras devem disponibilizar ferramentas e recursos para tanto, colocando no seu quadro do Staff, gente qualificada e com competência para isso. Podendo iniciar promovendo eventos periódicos em praças públicas, como encenações de peças de teatro, apresentação musicas e danças, pinturas de telas e de diversas modalidades. Deixando livres sinais de internet grátis nas praças e disponibilizando ainda sinais controlados nas escolas em geral, para que possam acessar infinidades de assuntos de interesse de toda gente. Aproveitando esses eventos ainda, para criar uma biblioteca móvel, para empréstimos de livros a cidadãos cadastrados. Fazendo isso, será de boa iniciativa.
Pois bem, como na vida da gente as etapas são tantas e continuamente novas, para que as opiniões sejam estimuladas e obrigadas a vir à tona devido à enorme sede (às vezes pouco notada. – “É como a necessidade que crianças sentem do achocolatado no leite”. Aquelas que nunca provaram, não sabem o que estão perdendo. Mas depois de provar, não pode mais deixar faltar!)
Então vejam bem, vai aí uma amostra: Nas cidades com porte da nossa Várzea Grande, faz necessária a construção e manutenção de um teatro municipal urgente. Como também um cinema, até para romper a monotonia da mesmice de ver sempre programas de TV “enlatados”, todo tempo. Pois na nossa cidade há carência de locais para entretenimento e lazer. Está evidente. Ora, como pode uma cidade com população de cerca de 260 mil habitantes, não possuir coisas assim? Só por descuido do poder público. Que não se mostrou competente ao longo da história, não dando a devida importância para esse aspecto das necessidades humanas da cidade, não conseguindo nem fazer previsões e nem projetar para um futuro próximo.
É necessária a construção e manutenção de ginásios esportivos como o “Fiotão”, e vale lembrar que este já existente, que está na parte central da cidade e completamente sem condições de uso, pelo que parece que foi lançado ao abandono. É fundamental a manutenção permanente nos ginásios esportivos e escolas existentes, dando mais incentivos as práticas esportivas e culturais na cidade, de forma a orientar e valorizar, além de ocupar mais as crianças e os jovens com intuições de valorização do ser humano, tirando-os dos riscos do cotidiano.
Pois bem, a sorte está lançada novamente. O povo escolheu e teremos novo prefeito com sua nova equipe de gestão. Uma nova visão deverá ser escrita e impressa na nossa história, tanto em nosso Mato Grosso, como no país todo. Está se virando mais esta página da história da Várzea Grande. E, com isso, renovam-se as esperanças de ainda participar e enxergar toda a nossa gente subindo mais alguns degraus dessa maravilhosa escada chamada cultura! Afinal, você tem sede de que? De cultura?! Não se pode deixar de ampliar os seus valores e nunca se deve deixar misturar a cultura com assuntos que gestores julgam como menos proeminentes. Pois com cultura e educação se muda toda uma realidade.

[1]Fonte:http://vgnoticias.com.br/2012/noticias/Ver/3978/vg-voce-tem-sede-de-que- Engenheiro Florestal em Mato Grosso - Email: saviobruno@terra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Você Poderá Gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...